Portal Sinpospetro

Frentistas de SP rejeitam proposta patronal de reajuste zero

Publicado em 29 de Abril de 2021

A Federação dos Frentistas de São Paulo (Fepospetro) rejeitou a proposta de reajuste zero feita pelos patrões durante a abertura das rodadas de negociação da Campanha Salarial 2021, realizada virtualmente no último dia 22 de abril


“É absurdo que a patronal trate com tamanho descaso a categoria dos frentistas. Recusamos a proposta e continuaremos mobilizando os trabalhadores para exigir o devido reconhecimento”, diz Luiz Arraes, presidente do Sinpospetro de Osasco (SP)  e  da Fepospetro, entidade que congrega dezessete sindicatos no Estado de SP e cem mil trabalhadores. A data-base é em 1° de março. 


O dirigente sindical explicou que os patrões não têm justificativa para adotar essa postura. Ele também criticou o setor patronal por não dar respostas a outras reivindicações como o aumento do vale-refeição e a melhoria das condições sanitárias, de saúde e segurança dos trabalhadores. Arraes classifica a situação colocada pelos patrões como “inaceitável”. 


Sobre a próxima rodada de negociação, agendada para o dia 4 de maio, Arraes informou que avalia transmitir a reunião ao vivo, nos canais da Fepospetro e dos 17 sindicatos, como forma de incentivar a mobilização dos trabalhadores nas redes sociais e também para expor as dificuldades enfrentadas pelos sindicatos na campanha salarial. Ele diz esperar que, na ocasião, as entidades patronais apresentem proposta condizente com o esforço dos frentistas, os quais, além das dificuldades econômicas que enfrentam, são também açoitados pela possibilidade de ficarem doentes e até de perderem a vida pela covid-19. De fato, frentistas de postos de combustíveis estão entre aqueles trabalhadores cujas mortes tiveram um salto de 68% na comparação das mortes entre janeiro e fevereiro de 2020, de acordo com uma pesquisa da Lagom Data para o jornal El País.


Fonte: FEPOSPETRO