Portal Sinpospetro

Ricardo Patah é recebido por Telma Cardia e Walter dos Santos

Publicado em 09 de Novembro de 2021

Nesta segunda-feira (08), Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT) participou de um encontro com a presidente do Sindicato dos Frentistas de Guarulhos (Sinpospetro-GRU), Telma Cardia e com Walter dos Santos, presidente do Sindicato dos Comerciários de Guarulhos.


No encontro, Patah tratou sobre o projeto de lei, apresentado pelo deputado federal Kim Kataguiri e que, na prática, acaba com a profissão de frentista.


Está em tramitação no Congresso Nacional a Medida Provisória 1.063 de 2021, que dispõe sobre as operações de compra e venda de álcool, a comercialização de combustíveis por revendedor varejista.


Apresentadas as emendas, vale ressaltar a de número 18, do deputado federal Kim Kataguiri, propondo a inclusão do artigo 68-E ao texto original e revogando a Lei 9.956/2000, em que a  ideia é, basicamente, permitir que os revendedores de combustíveis possam "oferecer serviço parcial ou integralmente automatizado de operação de bombas de combustível, dispensando a intervenção de frentistas ou qualquer outro profissional", retirando do ordenamento jurídico a regra pela qual se proibiu "o funcionamento de bombas de auto-serviço operadas pelo próprio consumidor nos postos de abastecimento de combustíveis, em todo o território nacional".


Ricardo Patah já se posicionou contrário a esse projeto que cai como uma bomba sobre o setor tem 500 mil trabalhadores. “Estamos falando de trabalhadores (as), pais e mães de família que dependem desse emprego para levar o pão nosso de cada dia para dentro de casa”.


Fonte: UGT (UNIÃO GERAL DOS TRABALHADORES)