Portal Sinpospetro

⚠️ Frentista é espancado por dono de posto em Atibaia

Publicado em 18 de Janeiro de 2023

Na manhã de ontem (17), o frentista Vicente de Assis Ferreira do Auto Posto Sygnus Atibaia Ltda, localizado na Alameda Professor Lucas Nogueira Garcez, nº. 2755 foi vítima de agressões físicas perpetradas por seu empregador, identificado como Senhor Antônio Justino Dias, durante a jornada de trabalho. O espancamento resultou em lesões corporais no frentista, que após a realização do exame de corpo de delito precisou ser socorrido a Santa Casa de Atibaia, onde passou por atendimento médico e permaneceu em observação.

De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado na delegacia de Atibaia, Vicente conversava com o agressor que fechava o caixa, quando passou a ser xingado e posteriormente agredido com chutes em suas partes íntimas e pancadas, impossibilitando sua defesa. Para agravar a situação, a vítima estava na companhia de seus filhos de 15 e nove anos, que tinham passado no posto para ver o pai.

Após as agressões, o senhor Justino se evadiu do local e na sequência Vicente acionou a Guarda Municipal que aconselhou o mesmo a se dirigir diretamente para a delegacia, já que o agressor não estava mais no local.

Após os procedimentos de praxe na delegacia, a vítima foi encaminhada para o Instituto Médico Legal (IML) de Bragança Paulista onde realizou exame de corpo de delito.

Após deixar o IML, Vicente precisou ser socorrido e encaminhado para a Santa Casa de Atibaia em virtude de fortes dores de cabeça, onde foi atendido e permaneceu em observação e após medicado foi liberado.

A situação causou revolta nos amigos e familiares, que mobilizaram advogados para que a situação não fique impune.

Em contato com nossa reportagem, Vicente relatou que está traumatizado com a situação e sente medo de retornar ao local, uma vez que teria sido ameaçado de morte pelo patrão.

Além de trabalhar como frentista, a vítima relata que residia em um cômodo em situações precárias nos fundos do posto, atuando como vigia e para que pudesse permanecer 24h por dia a disposição da empresa para receber os caminhões de combustível.

Representantes do posto foram procurados, mas não foram localizados até o fechamento do texto. O espaço segue aberto para que a versão do agressor seja apresentada.




NOTA DE REPÚDIO

O SINDICATO DOS EMPREGADOS EM POSTOS DE SERVIÇOS DE COMBUSTIVEIS E DERIVADOS DE PETRÓLEO E REGIÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES PREVISTAS PELO ARTIGO 8º, INCISO III, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DA REPÚBLICA, VEM, TORNAR PÚBLICA A NOTA DE REPÚDIO, EXPONDO OS MOTIVOS ABAIXO:

No dia 17 de janeiro de 2023, as 10h30m, na sede do AutoPosto Sygnus Atibaia Ltda, localizado na Alameda Professor Lucas Nogueira Garcez, nº. 2755 – Itapetininga, Cidade de Atibaia, São Paulo, o trabalhador, Senhor Vicente de Assis Ferreira foi vítima de agressões físicas perpetradas por seu empregador, identificado como Senhor Antônio Justino Dias, durante a jornada de trabalho.

O trabalhador foi vítima de uma série de agressões verbais, com diversos xingamentos e agressões físicas, tais como: tapas no rosto, chutes nas partes íntimas e arranhões que lacerou sua pele na região do pescoço.

Repudiamos veementemente a conduta adotada pelo empregador e já estamos prestando a devida assessoria ao trabalhador, naquilo que ele compreender que seja necessário.

É uma lástima termos que repudiar comportamentos desta natureza, onde pessoas acham que a “superioridade econômica” é sinônimo de autorização para humilhar, destratar e agredir seus empregados, ora subordinados.

A vítima, Senhor Vicente, trabalha e reside, há quase dez anos neste local de trabalho onde foi covardemente agredida, e nunca manteve conduta desabonadora.

Ao contrário, a vítima agredida, além de servir como Frentista, também era vigilante do Posto, comprovando ser fiel ao encargo assumido.

As agressões perpetradas pelo empregador Antônio, deixaram cicatrizes imperceptíveis aos olhos humanos, mas, avivadas na memória da vítima agredida e torrencialmente humilhada.

É triste ver que um ser humano acha que pode chegar em sua empresa e, pelo fato de ser dono dela, achar que tem o direito de lançar impropérios e açoitar seus trabalhadores, como nos tempos da escravidão.

Por esta razão, REPUDIAMOS PUBLICAMENTE, A AGRESSÃO PERPETRADA CONTRA O TRABALHADOR VICENTE DE ASSIS FERREIRA, esclarecendo que todas as medidas cíveis, trabalhistas e criminais, estarão a disposição da vítima, junto ao nosso departamento jurídico.

Guarulhos, 17 de janeiro de 2022.

TELMA MARIA CARDIA
PRESIDENTE

OBS: O sindicado informou que outras possíveis vítimas devem entrar em contato.

💪 Sinpospetro de Guarulhos e Região, sempre lutando em defesa dos direitos dos trabalhadores, da valorização e união de nossa categoria.

Unidos somos mais fortes!

⭐ Sede - Guarulhos:
(11) 2440-0263
(11) 2468-9317
(11) 2440-1351
📍 Rua Francisco Antônio Miranda, 136, Centro - Guarulhos/SP

⭐ Sub sede - Mogi das Cruzes:
(11) 4799-9931
📍 R. Afonso Pena, 223, Centro - Mogi das Cruzes/SP